Orientação vocacional

O que é?

A tomada de decisão sobre a área de estudos a prosseguir e a profissão a escolher, é um momento importante e por vezes difícil, que é vivido pelos jovens com ansiedade e dúvida.

Os jovens têm que tomar estas decisões no 9º e no 12º anos de escolaridade, numa fase da sua vida em que ainda têm pouco conhecimento sobre si mesmos e sobre as áreas académicas e profissionais disponíveis.

A orientação vocacional tem como objetivo proporcionar aos jovens mais informação sobre si mesmos e sobre as opções profissionais mais adequadas às suas características, para que possam tomar uma decisão consciente e segura.

Como  funciona?

Durante o processo de orientação vocacional são utilizados instrumentos de avaliação que permitem aumentar o conhecimento sobre as características e competências do jovem, os seus interesses, valores e objetivos.

O processo decorre em 4 ou 5 sessões, durante as quais é realizada uma entrevista e são utilizados instrumentos para conhecer os valores e interesses profissionais, as características de personalidade e as competências do jovem.

No final do processo são sugeridas áreas de estudo e/ou profissionais que mais se adequam aos interesses e características do jovem.

Quando fazer?

Não há um momento certo para fazer um processo de Orientação Vocacional, uma vez que dúvidas sobre o caminho académico e/ou profissional podem surgir em qualquer altura da vida de uma pessoa.

As decisões sobre o percurso escolar e profissional surgem tipicamente no 9º de escolaridade, no qual os jovens têm que decidir a área de estudos a seguir e durante o secundário, quando o jovens começam a refletir sobre o percurso que querem fazer quando terminarem o 12º ano de escolaridade.

No entanto, a necessidade de tomar decisões sobre o percurso profissional pode surgir noutra fase da vida, como por exemplo, durante a faculdade ou até já durante o exercício da profissão. Caso a pessoa não esteja a gostar da sua realidade académica e/ou profissional, pode sempre escolher mudar o seu percurso. A orientação vocacional é um processo muito útil para escolher um novo caminho.

A quem se destina?

O processo de Orientação Vocacional destina-se a qualquer pessoa com 14 anos ou mais, que tenha de tomar uma decisão sobre o seu caminho académico e/ou profissional.

Duração 

A duração do processo é de 4 sessões e cada sessão tem a duração aproximada de 50 a 60 minutos.

Idiomas 

As consultas estão disponíveis em português e em inglês.

Preços 

Presencial

55€ por sessão

Online

55€ por sessão

Índice
Ao continuar, estará a aceitar a nossa política de privacidade.