O que é estar deprimido?
Estar deprimido não é o mesmo que estar triste. A tristeza é uma forma natural de processarmos as experiências dolorosas. A depressão vai muito além da tristeza.
Como é estar deprimido – como se vive, o que se sente?
Aqui fica um exemplo de como é vivida a depressão:
As pequenas coisas do dia-a-dia começam a incomodar, há uma sensação de irritação e tudo o que era simples torna-se difícil e complicado. Gradualmente instala-se o cansaço, porque de repente tudo se tornou mais pesado. A tristeza torna-se uma companhia diária. Pensa-se que é só um dia mau que acabará por passar mas todas as manhãs a tristeza volta a estar lá e não há energia, nem motivo para sair da cama. Fazer as tarefas do dia-a-dia torna-se uma luta dolorosa. A realidade é sombria e não há um momento de alívio para a angústia. Como e quando é que tudo mudou? De repente, tudo corre mal, tudo é triste e a culpa começa a surgir. A tristeza é cada vez mais profunda e preenche todas as atividades do dia-a-dia, nada faz sentido e nada dá prazer. A tristeza começa a vir acompanhada de angústia e desespero. Os dias transformam-se em semanas, as semanas em meses e não surge uma luz ao fundo do túnel.
Se esta descrição se parece com a situação pela qual está a passar saiba que existe mesmo uma luz ao fundo do túnel e a sua situação tem solução.
Com a ajuda da Psicoterapia vai compreender e libertar-se dos padrões mentais e emocionais que o estão a prender a este estado psicológico.
Sintomas da Depressão Major
Um episódio de depressão major pode ser desencadeado por um acontecimento stressante e doloroso como por exemplo a perda de um ente querido. No entanto, em muitos casos este tipo de depressão não surge como reação a qualquer evento específico.
Os sintomas manifestam-se no mínimo durante duas semanas, mas podem prolongar-se durante muito mais tempo, podendo durar meses ou até mesmo anos.
Os sintomas mais frequentes da Depressão Major são:
- Tristeza profunda e persistente;
- Sentimentos de angústia e desespero;
- Cansaço e abatimento persistentes;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Sentimentos de culpa excessiva;
- Incapacidade de sentir prazer e interesse por atividades que costumava considerar agradáveis;
- Perda ou aumento significativo de peso;
- Diminuição ou aumento do apetite;
- Insónia ou hipersónia (necessidade de dormir muito);
- Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio;
- Sentimentos de desvalorização e baixa autoestima.
Se tem alguns destes sintomas há duas semanas ou mais, então está a passar por um episódio de depressão major. Não tem que passar mais tempo assim.
Não espere mais, peça ajuda. Marque a sua consulta.